Movedex: Steel-Type

Os Moves (Movimentos) são os ataques ou técnicas que os Pokémon usam em batalha. Na maioria das vezes, os moves podem ser aprendidos pelos Pokémon por Level Up, por TM (Technical Machine) ou por hereditariedade (Egg Move). Um Pokémon somente pode possuir 4 moves por vez, sendo que, caso deseje substituir algum deles, antes deverá desaprendê-lo. Cada Pokémon tem a sua própria relação de moves que é capaz de aprender.

Existem moves que causam dano, os quais se subdividem nas categorias Physical e Special, e há moves que aplicam algum efeito em batalha sem causar dano direto, pertencentes à categoria Status. Moves da categoria Physical levarão em conta o stat de Attack do Pokémon para determinar o dano causado, assim como o stat de Defense do oponente; ao passo que moves da categoria Special levarão em conta o Sp. Attack do Pokémon, além do stat de Sp. Defense do oponente.

Assim como ocorre com os Pokémon, os moves também possuem tipos. Caso o tipo de um move tenha vantagem contra a tipagem do Pokémon adversário, causará um dano Super Efetivo, o que significa que será 2× ou até 4× maior. Caso o tipo de um move tenha desvantagem, o dano será Pouco Efetivo, o que significa que será equivalente a ½ ou ¼ do dano original. Confira essa relação em nosso Type Chart. Além disso, quando um Pokémon usar um move do mesmo tipo que ele, também receberá o chamado STAB (Same-Type Attack Bonus), que tornará o dano 1,5× maior.

MoveTipoCategoriaBase PowerAccuracyPPDescrição
Anchor Shot 8010020Prevents the target from switching out.
Autotomize 115Raises the user's Speed by 2; user loses 100 kg.
Behemoth Bash 1001005No additional effect.
Behemoth Blade 1001005No additional effect.
Bullet Punch 4010030Usually goes first.
Corkscrew Crash 111Power is equal to the base move's Z-Power.
Doom Desire 1401005Hits two turns after being used.
Double Iron Bash 601005Hits twice. 30% chance to make the target flinch.
Flash Cannon 801001010% chance to lower the target's Sp Def by 1.
G-Max Meltdown 1015Base move affects power. Foes: Tormented.
G-Max Steelsurge 1015Base move affects power. Foes: Steel hazard.
Gear Grind 508515Hits 2 times in one turno.
Gear Up 120Raises Atk, Sp Atk of allies with Plus/Minus by 1.
Gigaton Hammer 1601005Cannot be selected the turno after it's used.
Gyro Ball 1005More power the slower the user than the target.
Hard Press 10010More power the more HP the target has left.
Heavy Slam 10010More power the heavier the user than the target.
Hidden Power Steel 6010015
Iron Defense 115Raises the user's Defense by 2.
Iron Head 801001530% chance to make the target flinch.
Iron Tail 100751530% chance to lower the target's Defense by 1.
King's Shield 110Protects from damaging attacks. Contact: -1 Atk.
Magnet Bomb 60120This move does not check accuracy.
Make It Rain 1201005Lowers the user's Sp Atk by 1. Hits foe(s).
Max Steelspike 10110Base move affects power. Allies: +1 Defense.
Metal Burst 10010If hit by an attack, returns 1,5x damage.
Metal Claw 50953510% chance to raise the user's Attack by 1.
Metal Sound 8540Lowers the target's Sp Def by 2.
Meteor Mash 90901020% chance to raise the user's Attack by 1.
Mirror Shot 65851030% chance to lower the target's accuracy by 1.
Searing Sunraze Smash 20011Ignores the Abilities of other Pokemon.
Shelter 110Raises the user's Defense by 2.
Shift Gear 110Raises the user's Speed by 2 and Attack by 1.
Smart Strike 70110This move does not check accuracy.
Spin Out 1001005Lowers the user's Speed by 2.
Steel Beam 140955User loses 50% HP máximo.
Steel Roller 1301005Fails if there is no terrain active. Ends the terrain.
Steel Wing 70902510% chance to raise the user's Defense by 1.
Sunsteel Strike 1001005Ignores the Abilities of other Pokemon.
Tachyon Cutter 50110Hits twice. This move does not check accuracy.