Regulamento de torneios

Regras gerais a todos os torneios:

 

W.O.

Existem casos onde ambos os jogadores simplesmente não se encontram e não conseguem realizar a partida. Porém, também existem casos onde um WO duplo é favorável para alguma equipe (4-3 por exemplo). Portanto, é necessário avaliar cada caso e tomar decisões que não prejudiquem as demais equipes no caso de torneios de equipes. Se ambos os jogadores são consideradas igualmente ativos e disponíveis para realizar a partida, porém não tiveram a oportunidade em fazê-la, a partida resultará em WO duplo. No entanto, se for considerado que um jogador fez muito mais esforço do que o outro, na tentativa realizar a partida, então a vitória será atribuída a esse jogador. Provas que demonstrem conversas como print screen de conversas por Mensagem Privada no site, no Smogon e no Discord serão levadas em consideração e farão a diferença na decisão da organização. Se os capitães virem que a partida está com dificuldades em ser realizada, é obrigação deles providenciarem um substituto, a fim de que não ocorra nenhum WO.

Na existência de algum WO, os jogadores que o fizeram estarão sujeitos a advertências. Cada WO recebido por um jogador resulta em 1 cartão amarelo. Se um jogador acumular 2 cartões amarelos, este estará automaticamente suspenso da rodada seguinte, mas podendo voltar ao torneio nas demais.

Os hosters não são psicólogos e não querem saber dos problemas que levaram um game a não ser realizado. Seu único interesse é em julgar o caso de maneira imparcial para manter o torneio com um bom andamento.

 

Quebra de regra

Qualquer jogador que for pego quebrando alguma regra durante uma partida, ainda que seja ‘sem querer’, será declarada a vitória imediata ao adversário.

 

Ghostplay, teamplay e contas múltiplas

Caso seja comprovado algum caso de ghostplay (jogar em nome de outro participante) ou teamplay (influenciar nas decisões em batalha, seja por áudio ou mensagem) o participante que jogou a partida em nome de outra pessoa e o jogador que permitiu / acobertou a ação serão banidos da PokéEVO e serão excluídos do torneio. Se o caso ocorrer em team tour, a equipe perderá os jogadores, ainda que não tenha substitutos para eles. Se o capitão for pego praticando ou acobertando o ato de ghostplay ou teamplay, a critério da staff toda a equipe poderá ser excluída do torneio.

Sobre contas múltiplas, é terminantemente proibido mais de um cadastro por pessoa no site. Caso algum participante do torneio possua uma outra conta ativa no fórum, este participante será considerado um usuário fake e estará imediatamente banido do torneio, independente da situação. Indo mais além, caso algum usuário esteja participando com mais de uma conta no torneio, será considerada falta gravíssima, e o mesmo será banido do site.

Para ambos os casos, os envolvidos estarão sujeitos às demais regras, passíveis de punições além do torneio.

 

Identificação de jogadores e disciplina

Conforme dito anteriormente, todos os jogadores deverão especificar no seu perfil quem são em outros fóruns e também sua alt no Pokémon Showdown caso estejam usando nicks diferentes do comum. Em torneios de equipes, caso isso não ocorra e o jogador for descoberto, ele será banido do torneio e o capitão do time não será ressarcido de nenhuma maneira. Além disso, jogadores não poderão postar a seguinte frase durante a inscrição de um Draft ou de uma Premier League: “só jogarei por determinado time” ou qualquer coisa parecida. Caso ocorra a inscrição do mesmo não será validada.
A utilização de proxys ou qualquer tipo de máscara de IP está proibida durante o torneio. Qualquer post onde houver suspeita de proxy, acarretará no banimento do IP, e o usuário estará sujeito a desclassificação imediata do torneio. Inscrições feitas sob proxy serão desconsideradas.

Também é imprescindível que todos os players que estão inscritos nos torneios tenham uma conta no Discord para facilitar o contato com seus adversários e que estejam todos no servidor da EVO, cujo convite de acesso pode ser facilmente encontrado no site, tenham uma conta no fórum Smogon ou então contactando algum administrador ou moderador.

 

Disconnect

Para lidar com os casos de Disconnect, os jogadores poderão enviar seus times para o hosters Caetano93 ou para algum outro moderador da EVO momentos antes da partida acontecer. Não é obrigatório o envio do time, mas fazendo isto, o jogador irá prevenir-se de uma eventual derrota por disconnect, caso ela venha acontecer. É aconselhado o uso do site https://cryptobin.co/ para enviar os times.

Se o jogador tomar disconnect e não puder retornar à partida (queda de energia ou internet, por exemplo) e não tiver apresentado o time ao administrador, o adversário terá direito à vitória, salvo em casos onde a vitória de quem tomou o disconnect seria certa (certa e não provável). Para isto, ambos os jogadores poderão tirar print screens das estatísticas da partida, mostrando porcentagem dos Pokémon, status, efeitos em campo, etc. Entretanto, é aconselhado aguardar 5 minutos antes de dar “Claim Victory” em um disconnect, para dar tempo do adversário conseguir retornar a partida e evitar qualquer inconveniente ou discussão sobre o assunto.

Nos casos onde houver disconnect e ambos os jogadores enviaram seus times, caso a partida esteja equilibrada no momento da queda, será requisitada uma nova partida utilizando os mesmos times.

Nos casos onde houver disconnect e o jogador que caiu não tenha enviado o time ao hoster, a vitória poderá ser concedida ao adversário. Porém, a decisão será tomada apenas pelo jogador (e não pelo time ou capitão) se pegará a vitória, ou irá refazer a partida (usando mesmos times ou diferentes), etc.

 

Timeout

O player que deixou o timer chegar a zero perderá instantaneamente a partida. O timer tem que ser ligado no momento que a partida começar e não deve ser desligado, salvo no caso de um disconnect para dar tempo do adversário voltar a partida. Jogando no servidor smogtour, o timer é ligado automaticamente e não pode ser desligado.

 

Games em salas públicas e modchat

Em torneios individuais, cada player tem o direito de privar a sala do game caso se sinta desconfortável com ela sendo pública usando os comandos /ionext antes da mesma começar ou então /hiddenroom ou /modjoin sync. Caso a sala esteja privada, nenhum jogador pode convidar amigos para assistir a batalha sem a explicita permissão do adversário. Para abrir a sala os comandos são /publicroom ou /modjoin off (tenha certeza de saber os comandos caso precise chamar um admin para resolver algum problema durante algum game).

Em um torneio de equipes, nenhum game deve ser jogado em salas fechadas. Caso algum game comece em /ionext, é imprescindível que um dos players use o comando /modjoin off para liberar o acesso a quem quiser assistir a partida ao vivo. No entanto, o spamm no chat da partida é desencorajado e, se algum dos players se sentir incomodado, ele tem o direito de usar o comando /modchat + para parar o spamm ou então setar “ignore spectators”. Agressões gratuitas no chat da batalha irão gerar punições a todos os envolvidos, sendo as punições decididas pelos hosters de acordo com a gravidade da situação.

 

Regras gerais de Team Tours:

 

Sobre o agendamento de batalhas

Após uma determinada fase ser aberta, cada jogador terá um prazo de 48 horas para enviar uma mensagem ao seu adversário, o que é extremamente recomendado que seja feito via Discord. Ao enviar essa mensagem, o jogador deverá citar seu fuso horário e seus horários disponíveis para realizar a partida. Caso você seja o receptor da mensagem, deverá, dentro desse mesmo período, responder a mensagem de acordo os horários concedidos por seu adversário e também trabalhar em prol da realização da partida.

 

Substituições

As substituições de um time serão feitas sempre a critério do Capitão, que deverá informar os organizadores do evento sobre ela. Não é permitido reinserir, no mesmo round, um jogador que já tenha saído por substituição. Não há limite de tempo pra fazer alguma substituição, nem para a quantidade de vezes que elas podem ser feitas.

 

Deveres e obrigações do capitão

É dever do Capitão programar o time para cumprir todas as batalhas e acompanhar as tentativas de agendamento. Isso quer dizer que, caso algum de seus jogadores não consiga contato com o adversário dentro do período de 48 horas, deverá entrar em contato com o capitão do outro time para que juntos resolvam a situação e, se o caso, façam alguma substituição de jogador.

Recomendamos que evitem marcar batalhas para a última hora, pois sempre podem ocorrer imprevistos. Por conta disso, o Capitão deve ter sempre um substituto pronto pra jogar de última hora e é obrigação dele ajustar o time quanto a isso. O Capitão deve estar online até o fechamento de todas as lutas de seu time. O objetivo é sempre deixar um resultado por WO como última a opção.

Os Capitães de todos os times são adicionados a uma sala privada no Discord, onde conseguem interagir dentro de suas atribuições.

 

Sobre o fator time

Torneios em equipe são avaliados de forma diferente de um torneio jogado individualmente. Como visto acima, o Capitão exerce função essencial para o time e o caminhar dele depende do desempenho de suas funções. Desse modo a atividade do jogador de um time em tentar realizar sua batalha será sempre analisada em conjunto com a atividade de seu Capitão. O núcleo de uma equipe é seu Capitão, e ele deve garantir a realização das batalhas, se o caso, em diálogo com o Capitão da equipe adversária.

 

O conselho recursal

É cabível recurso das decisões tomadas nos torneio em equipe. Esse recurso será analisado pelo Conselho Recursal da PokéEVO. O seu funcionamento encontra-se discriminado a seguir:

1. Por padrão, as decisões sobre W.O. e Dead Game de um torneio são tomadas pelo seu hoster, ou grupo de hosters, se o caso. Esse tipo de decisão poderá ser contestada pelos envolvidos.

1.1. A realização de uma luta não poderá ser contestada.

2. Caso alguém deseje contestar esse tipo de decisão do hoster, deverá fazê-lo até o dia seguinte ao encerramento da fase em questão. O favorecido com a decisão do hoster poderá refutar a contestação em igual prazo. Ambos os interessados deverão apresentar as suas versões dos fatos e todas as provas de que dispõem para fundamentar suas manifestações.

3. A decisão contestada será julgada de maneira colegiada, por um conselho formado por jogadores experientes em torneios. Caso o hoster do torneio seja um integrante do conselho, ele não poderá votar. Se os jogadores diretamente envolvidos e seus capitães, se o caso, forem integrantes do conselho, também não poderão votar.

4. O hoster poderá prestar esclarecimentos ao conselho sobre as razões pelas quais tomou sua decisão. Suas declarações terão apenas teor informativo.

5. Os membros do conselho deverão depositar suas decisões até às 22h00min do dia seguinte ao término da fase recursal. Desse modo, por exemplo, caso a fase do torneio se encerre no domingo, eventuais recursos devem ser apresentados/contestados na segunda-feira e a decisão colegiada deverá ser divulgada na terça-feira.

6. Os votos dos membros do conselho deverão ser apresentados de maneira fundamentada e com base no caso concreto, com referência às provas apresentadas e sem fazer remissão à conduta dos jogadores em outros eventos. Os votos deverão ser apresentados em um grupo secreto composto pelos membros do conselho.

6.1. É permitido a um membro do conselho alterar sua decisão até o término da votação.

7. Deverá viger o bom senso entre os integrantes do conselho, de modo que a adoção de uma postura inadequada com os demais membros ou com o voto de algum dos demais membros acarretará na remoção do integrante que der causa ao desvio de conduta.

8. Os membros do conselho podem se abster de votar. A decisão do conselho será definida por somatória da maioria relativa, ou seja, somente serão considerados os votos apresentados; para quem não votou, será considerada a sua abstenção.

9. Será divulgada apenas a decisão final, mas não a diversidade/quantidade de votos proferida pelo conselho. Caso haja empate na decisão do conselho, a decisão originária do hoster será mantida.

10. A decisão do conselho é irrecorrível.

 

Banlist

A banlist será atualizada semanalmente, retificando quaisquer alterações que possam acontecer no metagame. Essas alterações só estarão válidas a partir da próxima rodada. Por exemplo, um Pokémon foi banido de OU na quarta-feira da primeira rodada. Este Pokémon continuará valendo no metagame OU ainda por esta rodada, mas será banido automaticamente da próxima, bem como o aviso da alteração da banlist.

 

Casos omissos:

 

Os casos omissos a esse regulamento deverão ser resolvidos pela equipe organizadora do evento.