Movedex: Poison-Type

Os Moves (Movimentos) são os ataques ou técnicas que os Pokémon usam em batalha. Na maioria das vezes, os moves podem ser aprendidos pelos Pokémon por Level Up, por TM (Technical Machine) ou por hereditariedade (Egg Move). Um Pokémon somente pode possuir 4 moves por vez, sendo que, caso deseje substituir algum deles, antes deverá desaprendê-lo. Cada Pokémon tem a sua própria relação de moves que é capaz de aprender.

Existem moves que causam dano, os quais se subdividem nas categorias Physical e Special, e há moves que aplicam algum efeito em batalha sem causar dano direto, pertencentes à categoria Status. Moves da categoria Physical levarão em conta o stat de Attack do Pokémon para determinar o dano causado, assim como o stat de Defense do oponente; ao passo que moves da categoria Special levarão em conta o Sp. Attack do Pokémon, além do stat de Sp. Defense do oponente.

Assim como ocorre com os Pokémon, os moves também possuem tipos. Caso o tipo de um move tenha vantagem contra a tipagem do Pokémon adversário, causará um dano Super Efetivo, o que significa que será 2× ou até 4× maior. Caso o tipo de um move tenha desvantagem, o dano será Pouco Efetivo, o que significa que será equivalente a ½ ou ¼ do dano original. Confira essa relação em nosso Type Chart. Além disso, quando um Pokémon usar um move do mesmo tipo que ele, também receberá o chamado STAB (Same-Type Attack Bonus), que tornará o dano 1,5× maior.

MoveTipoCategoriaBase PowerAccuracyPPDescrição
Acid 401003010% chance to lower the foe(s) Sp Def by 1.
Acid Armor 120Raises the user's Defense by 2.
Acid Downpour 111Power is equal to the base move's Z-Power.
Acid Spray 4010020100% chance to lower the target's Sp Def by 2.
Baneful Bunker 110Protects from moves. Contact: poison.
Barb Barrage 601001050% psn. 2x power if target already poisoned.
Belch 1209010Cannot be selected until the user eats a Berry.
Clear Smog 50115Resets all of the target's stat stages to 0.
Coil 120Raises user's Attack, Defense, accuracy by 1.
Corrosive Gas 10040Removes adjacent Pokemon's held items.
Cross Poison 7010020High critical hit ratio. 10% chance to poison.
Dire Claw 801001550% chance to sleep, poison, or paralyze target.
G-Max Malodor 1015Base move affects power. Foes: poisoned.
Gastro Acid 10010Nullifies the target's Ability.
Gunk Shot 12080530% chance to poison the target.
Hidden Power Poison 6010015
Malignant Chain 100100550% chance to badly poison the target.
Max Ooze 10110Base move affects power. Allies: +1 Sp Atk.
Mortal Spin 3010015Poisons foes, frees user from hazards/bind/leech.
Noxious Torque 1001001030% chance to poison the target.
Poison Fang 501001550% chance to badly poison the target.
Poison Gas 9040Poisons the foe(s).
Poison Jab 801002030% chance to poison the target.
Poison Powder 7535Poisons the target.
Poison Sting 151003530% chance to poison the target.
Poison Tail 5010025High critical hit ratio. 10% chance to poison.
Purify 120Cures target's status; heals user 1/2 HP máximo if so.
Shell Side Arm 901001020% psn. Physical+contact if it would be stronger.
Sludge 651002030% chance to poison the target.
Sludge Bomb 901001030% chance to poison the target.
Sludge Wave 951001010% chance to poison adjacent Pokemon.
Smog 30702040% chance to poison the target.
Toxic 9010Badly poisons the target. Poison types can't miss.
Toxic Spikes 120Poisons grounded foes on switch-in. Max 2 layers.
Toxic Thread 10020Lowers the target's Speed by 1 and poisons it.
Venom Drench 10020Lowers Atk/Sp Atk/Speed of poisoned foes by 1.
Venoshock 6510010Power doubles if the target is poisoned.