[Cache start]
Movedex: Ground-Type

Os Moves (Movimentos) são os ataques ou técnicas que os Pokémon usam em batalha. Na maioria das vezes, os moves podem ser aprendidos pelos Pokémon por Level Up, por Machine (TM/HM/TR) ou por hereditariedade (Egg Move). Um Pokémon somente pode possuir 4 moves por vez, sendo que, caso deseje substituir algum deles, antes deverá desaprendê-lo. Cada Pokémon tem a sua própria relação de moves que é capaz de aprender.

Existem moves que causam dano, os quais se subdividem nas categorias Physical e Special, e há moves que aplicam algum efeito em batalha sem causar dano direto, pertencentes à categoria Status. Moves da categoria Physical levarão em conta o stat de Attack do Pokémon para determinar o dano causado, assim como o stat de Defense do oponente; ao passo que moves da categoria Special levarão em conta o Sp. Attack do Pokémon, além do stat de Sp. Defense do oponente.

Assim como ocorre com os Pokémon, os moves também possuem tipos. Caso o tipo de um move tenha vantagem contra a tipagem do Pokémon adversário, causará um dano Super Efetivo, o que significa que será 2× ou até 4× maior. Caso o tipo de um move tenha desvantagem, o dano será Pouco Efetivo, o que significa que será equivalente a ½ ou ¼ do dano original. Confira essa relação em nosso Type Chart. Além disso, quando um Pokémon usar um move do mesmo tipo que ele, também receberá o chamado STAB (Same-Type Attack Bonus), que tornará o dano 1,5× maior.

MoveTipoCategoriaBase PowerAccuracyAcc.PPDescrição
Bone Club 658520Tem 10% de chance de causar flinch.
Bone Rush 259010Hits 2-5 times in one turn.
Bonemerang 509010Hits 2 times in one turn.
Bulldoze 6010020Tem 100% de chance de reduzir a Speed de adversários em 1 estágio.
Dig 8010010Escava no subsolo no turno 1, ataca no turno 2.
Drill Run 809510High critical hit ratio.
Earth Power 901001010% chance to lower the target's Sp Def by 1.
Earthquake 10010010Atinge Pokémon adjacentes. Causa o dobro de dano em Dig.
Fissure 305OHKOs the target. Fails if user is a lower level.
G-Max Sandblast 105Base Move affects power. Foes: bound 4-5 turns.
Headlong Rush 1201005Lowers the user's Defense and Sp Def by 1.
High Horsepower 959510No additional effect.
Land's Wrath 9010010No additional effect. Hits adjacent foes.
Magnitude 10030Hits adjacent Pokemon. Power varies; 2x on Dig.
Max Quake 1010Base Move affects power. Allies: +1 Sp Def.
Mud Bomb 65851030% chance to lower the target's accuracy by 1.
Mud Shot 559515100% chance to lower the target's Speed by 1.
Mud Sport 15For 5 turns, Electric-type attacks have 1/3 power.
Mud-Slap 2010010100% chance to lower the target's accuracy by 1.
Precipice Blades 1208510No additional effect. Hits adjacent foes.
Rototiller 10Raises Atk/Sp Atk of grounded Grass-types by 1.
Sand Attack 10015Lowers the target's accuracy by 1.
Sand Tomb 358515Traps and damages the target for 4-5 turns.
Sandsear Storm 100801020% chance to burn foe(s). Can't miss in rain.
Scorching Sands 701001030% chance to burn the target. Thaws target.
Shore Up 5User restores 1/2 its HP máximo; 2/3 in Sandstorm.
Spikes 20Hurts grounded foes on switch-in. Max 3 layers.
Stomping Tantrum 7510010Power doubles if the user's last Move failed.
Tectonic Rage 11O Power é igual ao Z-Power do Move base.
Thousand Arrows 9010010Grounds adjacent foes. First hit neutral on Flying.
Thousand Waves 9010010Hits adjacent foes. Prevents them from switching.
Pokémon e seus respectivos nomes são ©1995 Nintendo, Creatures, Gamefreak e ©2002 Pokémon.