Movedex: Ghost-Type

Os Moves (Movimentos) são os ataques ou técnicas que os Pokémon usam em batalha. Na maioria das vezes, os moves podem ser aprendidos pelos Pokémon por Level Up, por TM (Technical Machine) ou por hereditariedade (Egg Move). Um Pokémon somente pode possuir 4 moves por vez, sendo que, caso deseje substituir algum deles, antes deverá desaprendê-lo. Cada Pokémon tem a sua própria relação de moves que é capaz de aprender.

Existem moves que causam dano, os quais se subdividem nas categorias Physical e Special, e há moves que aplicam algum efeito em batalha sem causar dano direto, pertencentes à categoria Status. Moves da categoria Physical levarão em conta o stat de Attack do Pokémon para determinar o dano causado, assim como o stat de Defense do oponente; ao passo que moves da categoria Special levarão em conta o Sp. Attack do Pokémon, além do stat de Sp. Defense do oponente.

Assim como ocorre com os Pokémon, os moves também possuem tipos. Caso o tipo de um move tenha vantagem contra a tipagem do Pokémon adversário, causará um dano Super Efetivo, o que significa que será 2× ou até 4× maior. Caso o tipo de um move tenha desvantagem, o dano será Pouco Efetivo, o que significa que será equivalente a ½ ou ¼ do dano original. Confira essa relação em nosso Type Chart. Além disso, quando um Pokémon usar um move do mesmo tipo que ele, também receberá o chamado STAB (Same-Type Attack Bonus), que tornará o dano 1,5× maior.

MoveTipoCategoriaBase PowerAccuracyPPDescrição
Astonish 301001530% chance to make the target flinch.
Astral Barrage 1201005No additional effect. Hits adjacent foes.
Bitter Malice 7510010100% chance to lower the target's Attack by 1.
Confuse Ray 10010Confuses the target.
Curse 110Curses if Ghost, else -1 Spe, +1 Atk, +1 Def.
Destiny Bond 15If an opponent knocks out the user, it also faints.
G-Max Terror 10110Base move affects power. Foes: trapped.
Grudge 15If the user faints, the attack used loses all its PP.
Hex 6510010Power doubles if the target has a status ailment.
Hidden Power Ghost 6010015
Infernal Parade 601001530% burn. 2x power if target is already statused.
Last Respects 5010010+50 power for each time a party member fainted.
Lick 301003030% chance to paralyze the target.
Max Phantasm 10110Base move affects power. Foes: -1 Defense.
Menacing Moonraze Maelstrom 20011Ignores the Abilities of other Pokemon.
Moongeist Beam 1001005Ignores the Abilities of other Pokemon.
Never-Ending Nightmare 111Power is equal to the base move's Z-Power.
Night Shade 10015Does damage equal to the user's level.
Nightmare 10015A sleeping target is hurt by 1/4 HP máximo per turno.
Ominous Wind 60100510% chance to raise all stats by 1 (not acc/eva).
Phantom Force 9010010Disappears turno 1. Hits turno 2. Breaks protection.
Poltergeist 110905Fails if the target has no held item.
Rage Fist 5010010+50 power for each time user was hit. Max 6 hits.
Shadow Ball 801001520% chance to lower the target's Sp Def by 1.
Shadow Bone 851001020% chance to lower the target's Defense by 1.
Shadow Claw 7010015High critical hit ratio.
Shadow Force 1201005Disappears turno 1. Hits turno 2. Breaks protection.
Shadow Punch 60120This move does not check accuracy.
Shadow Sneak 4010030Usually goes first.
Shadow Strike 80951050% chance to lower the target's Defense by 1.
Sinister Arrow Raid 18011No additional effect.
Soul-Stealing 7-Star Strike 19511No additional effect.
Spectral Thief 9010010Steals target's boosts before dealing damage.
Spirit Shackle 8010010Prevents the target from switching out.
Spite 10010Lowers the PP of the target's last move by 4.
Trick-or-Treat 10020Adds Ghost to the target's type(s).