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Movedex: Ally side Target

Os Moves (Movimentos) são os ataques ou técnicas que os Pokémon usam em batalha. Na maioria das vezes, os moves podem ser aprendidos pelos Pokémon por Level Up, por Machine (TM/HM/TR) ou por hereditariedade (Egg Move). Um Pokémon somente pode possuir 4 moves por vez, sendo que, caso deseje substituir algum deles, antes deverá desaprendê-lo. Cada Pokémon tem a sua própria relação de moves que é capaz de aprender.

Existem moves que causam dano, os quais se subdividem nas categorias Physical e Special, e há moves que aplicam algum efeito em batalha sem causar dano direto, pertencentes à categoria Status. Moves da categoria Physical levarão em conta o stat de Attack do Pokémon para determinar o dano causado, assim como o stat de Defense do oponente; ao passo que moves da categoria Special levarão em conta o Sp. Attack do Pokémon, além do stat de Sp. Defense do oponente.

Assim como ocorre com os Pokémon, os moves também possuem tipos. Caso o tipo de um move tenha vantagem contra a tipagem do Pokémon adversário, causará um dano Super Efetivo, o que significa que será 2× ou até 4× maior. Caso o tipo de um move tenha desvantagem, o dano será Pouco Efetivo, o que significa que será equivalente a ½ ou ¼ do dano original. Confira essa relação em nosso Type Chart. Além disso, quando um Pokémon usar um move do mesmo tipo que ele, também receberá o chamado STAB (Same-Type Attack Bonus), que tornará o dano 1,5× maior.

MoveTipoCategoriaBase PowerAccuracyAcc.PPDescrição
Aurora Veil 20For 5 turns, damage to allies halved. Snow only.
Crafty Shield 10Protects allies from Status Moves this turn.
Gear Up 20Raises Atk, Sp Atk of allies with Plus/Minus by 1.
Happy Hour 30No competitive use.
Light Screen 30For 5 turns, special damage to allies is halved.
Lucky Chant 30For 5 turns, shields user's time from critical hits.
Magnetic Flux 20Raises Def, Sp Def of allies with Plus/Minus by 1.
Mat Block 10Protects allies from damaging attacks. Turn 1 only.
Mist 30For 5 turns, protects user's time from stat drops.
Quick Guard 15Protects allies from priority attacks this turn.
Reflect 20For 5 turns, physical damage to allies is halved.
Safeguard 25For 5 turns, protects user's time from status.
Tailwind 15For 4 turns, allies' Speed is doubled.
Wide Guard 10Protects allies from multi-target Moves this turn.
Pokémon e seus respectivos nomes são ©1995 Nintendo, Creatures, Gamefreak e ©2002 Pokémon.