Com a média de jogadores inscritos cada vez menor com o passar dos anos, foi tomada a decisão de tornar anual a frequência Copa Land, como era feito desde o início até 2012. Tanto é que nesta edição houve o menor número de participantes desde 2018, quando esse número é menor do que 48 jogadores, a fase de grupos do torneio tem apenas 24 jogadores.
A região Sudeste continua mais forte do que nunca, ela conta com a presença de grandes jogadores, como TistieyZ, o maior cotado a ser campeão deste torneio. O Exterior está se consolidando como segunda força da Copa Land e conta o retorno de Jeidel, quem iniciou o movimento de participação de estrangeiros. O Centro-Oeste vai mais uma vez depender da força de Al-kun. A região Nordeste registra um recorde negativo, tendo o seu menor número de inscritos da história. Está com a presença de Nowh, que vem com uma boa participação na nona geração, mas ele sempre tem azar na Copa Land. Sobre as regiões Norte e Sul, será difícil se classificarem para o mata-mata.
Grupo A
A disputa vai ficar entre TDNT, DlinkNotGood e mito mitoso.
TDNT (SP) - Não demorou muito e TDNT se tornou bicampeão da Copa Land. Não é exagero dizer que ele foi o melhor jogador brasileiro da oitava geração. Por equipes, no ano passado ele chegou à final da Smogon Premier League, vencendo duas partidas dos play-offs, apesar do seu time ter perdido no tie-break. Na nona geração ele está um pouco inativo, mas participou da equipe do Brasil na Copa do Mundo do Smogon, porém os brasileiros não passaram da fase qualificatória.
Beleth (POR) - É o primeiro jogador classificado ‘para a Copa Land por Portugal. Ele começou a jogar competitivamente este ano, começando a jogar o Smogon Tour. Ele foi selecionado para defender a equipe da Europa na Retro Cup.
DlinkNotGood (SP) - Joga Pokémon desde 2017. Seu primeiro contato foi com um MMO chamado Pokémon Revolution Online. Por lá ele já faturou alguns títulos, como um mundial, além de alguns torneios de ladder e por equipes. Jogando pelo formato do Smogon, ele começou a participar dos torneios da EVO no ano passado, já causando uma boa impressão, pois foi campeão seis vezes do EVO Tour, além de ganhar um PokéEVO Classics. Apesar de estar um pouco ausente na nona geração, ele foi vice campeão da Golden Cup e da Platinum Cup da Taça EVO.
mito mitoso (MG) - Finalmente conseguiu passar para fase mata-mata da Copa Land e na última edição chegou na quinta colocação. Em 2023 ele mantém sua regularidade nos torneios da EVO, vencendo um PokéEVO Classics, Taunt Cup e dois EVO Tours.
Grupo B
Al-kun fica com uma das vagas. A segunda vaga está em aberto.
Al-kun (MS) - Está gostando bastante da nona geração. Ele está participando dos torneios de forma esporádica, mas daqueles que ele jogou, ele obteve uma ótima conquista, sendo campeão da Golden Cup da Taça EVO.
M Rodrigues (RR) - Ficou um tempo fora dos torneios e retornou este ano, participando do Classic Clans Combat e da Copa EVO pelo clã Angels of Death.
Zero (SP) - Voltou a jogar regularmente na EVO no final do ano passado e vem se dedicando ao VGC. Foi campeão do Paldea Challenge e terminou 2022 na liderança do ranking de consoles da EVO. Neste ano está com um pouco mais de azar e terminou três vezes vice campeão no VGC Battle Dome. Pelos formatos do Smogon ele venceu a Christimas Cup.
Nelsonaelson (RN) - Começou a jogar competitivamente na metade da oitava geração. Ele gosta de participar de torneios por equipes, especialmente os de draft. Recentemente ele foi campeão do torneio de draft dos servidores RPA e PDL do Pokémon Showdown.
Grupo C
É o grupo da morte deste torneio.
TistieyZ (ES) - Está em excelente forma este ano e já venceu diversos campeonatos, sendo os de maior destaque um PokéEVO Classics, a Silver Cup e a Platinum Cup da Taça EVO. É o grande favorito desta Copa Land.
bludgeoning angel (COL) - Joga Pokémon desde 2016. Ele gosta mais do metagame Ubers do que OU, sendo que já conseguiu ser top 1 na ladder do metagame Anything Goes. É o primeiro colombiano classificado para a Copa Land.
viniciusbdionizio (DF) - Vem para sua sétima participação na Copa Land. Na edição anterior ele não conseguiu passar da fase de grupos, porém passou por um empate triplo cansativo, tendo que lutar três vezes com seus oponentes. Tentará recuperar seus dias de glória da sexta geração.
Brunno (MG) - É um jogador antigo da EVO que sempre teve vontade de jogar a Copa Land, mas não tinha oportunidade, porque na época em que participava a plataforma dos torneios era o Nintendo DS. Voltando para a EVO recentemente, ele vem se dando bem nos campeonatos, vencendo dois EVO Tours e dois RBY Chateau. Por equipes ele venceu a EVO Premier League em 2012.
Grupo D
Jeidel passa em primeiro e Gallaniel passa em segundo.
Gallaniel (RJ) - Jogando Pokémon esporadicamente nos últimos anos, Gallaniel conquistou feitos dignos de nota. Foi vice campeão da Copa Land em 2021 e foi campeão da Golden Cup da Taça EVO em 2022.
Neymar X (SP) - Ele participa esporadicamente dos torneios do Smogon e a Copa Land é o primeiro torneio que ele participa na EVO. Pode ser considerado a zebra deste torneio.
Seraphz (RS) - Se classificou nesta Copa Land porque seus oponentes não apareceram nas eliminatórias e na repescagem. No final do ano passado ele foi campeão do EVO Grand Slam.
Jeidel (PRI) - Está de volta a Copa Land depois de ficar de fora por três anos. Ele estava bem ausente dos torneios, mas foi instigado a voltar jogar para participar da Copa EVO deste ano pelo clã DR. Ele não só foi campeão, como também terminou como MVP do torneio. É o melhor jogador do exterior neste torneio.
Grupo E
As duas vagas do grupo são de KeldeoCrowned e HikozaruGG.
KeldeoCrowned (RJ) - Está se consolidando cada vez mais como um ótimo jogador, tanto é que esta é a primeira vez que ele está como cabeça de chave da Copa Land. Ele está um pouco parado na nona geração, mas ele vem jogando os torneios interclãs pelo time Pure Power, e no começo do ano venceu alguns Swiss Tour e o PokéEVO Up.
Gonjv (AM) - Depois de nove anos, Gonjv volta a se classificar para a Copa Land. Ele é mais um dos jogadores do clã Angels of Death que voltou a jogar incentivado pelos integrantes do seu time.
HikozaruGG (FRA) - É um jogador dos servidores Burned Tower e Pokeland do Discord. É o primeiro jogador francês a se classificar para a Copa Land.
spolaimurai1 (MG) - Classificou-se para esta Copa Land de modo sofrível. Nas eliminatórias do Sudeste, teve que passar por um empate triplo e repetir suas partidas por duas vezes, ficando em segundo. Na repescagem, mais uma vez acabou empatando, mas foi contra apenas um jogador, tendo vencido pelo primeiro critério de desempate, que é confronto direto.
Grupo F
Lex e Nowh serão os classificados.
Lex (SP) - Voltou a se dar bem na Copa Land e conquistou um terceiro lugar na última edição. Ele encerrou 2022 como líder do ranking da EVO, com o total de 464 pontos e 16 títulos, recorde histórico que dificilmente será quebrado. Em 2023 ele tomou a dianteira, mas deu uma pausa nos torneios, perdendo a liderança para Staraptor.
Mecatrônico (SC) - Começou a jogar competitivamente em 2020 no servidor da Pixelmon. Ele gosta bastante do ar de competição, sendo que participa de vários de torneios e vários lugares, com alguma frequência chegando na final e semifinal, porém ainda lhe falta um título.
EdgySW (SP) - Conhece Pokémon competitivamente desde 2017 pelo YouTube, mas começou a participar dos torneios apenas em 2019. Dentre os campeonatos que ele já jogou, inclui o PTPL e PTLT.
Nowh (PE) - Vem jogando com alguma regularidade a nona geração, vencendo recentemente o PokéEVO Classics. Por equipes, continua sendo campeão dos interclãs realizados na EVO, ganhando mais uma vez a Copa EVO com o clã DR.