Programação | |
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Abertura das inscrições | 20/08/2021 |
Sorteio das chaves |
27/08/2021 (previsão*)
*Conforme cronograma da equipe organizadora. |
Prazo para cada fase/rodada | 7 dias |
Inscrições | |
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Quantidade de vagas | Vagas ilimitadas |
Status das inscrições | Inscrições encerradas |
Como se inscrever | As inscrições serão feitas em um painel próprio. Ele ficará visível após a abertura do torneio. |
Regras | |
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Plataforma | Pokémon Showdown |
Formato | Single Battle 6x6 |
Metagame | SS OU |
Rematches | Melhor de 1 (BO1) |
Estrutura das chaves | |
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1ª etapa | Fase de grupos |
2ª etapa | Top Cut - Mata-mata entre os melhores clãs |
Maiores detalhes encontram-se na "DESCRIÇÃO COMPLEMENTAR" abaixo. |
Regulamento – Copa EVO
Capítulo I – Objetivos:
Art. 01 – A PokéEVO ao realizar a nona edição desse evento, tem o intuito de dar aos jogadores de Pokémon que frequentam o site mais um torneio grandioso para essa plataforma e com objetivo de ser ainda melhor que a edição passada.
Parágrafo Único – Esse Regulamento trata apenas de artigos específicos para os jogos desse Evento, sendo que os artigos tratados nesse Regulamento terão suas definições baseadas nas normas e regras gerais da PokéEVO.
Art. 02 – Este Regulamento serve como base para decisões tomadas pela staff durante todo o torneio.
Art. 03 – Este torneio é realizado no simulador Pokémon Showdown, sendo assim, é obrigatório que todas as partidas sejam realizadas nesse simulador.
Art. 04 – Quaisquer decisões tomadas pela staff durante o evento que não sejam embasadas nesse Regulamento Geral devem ser discutidas apenas pelo capitão do clã em mensagem privada no site ou por meio do Discord com o hoster em questão. Qualquer caso que isto não seja seguido será ignorado.
Capítulo II – Participação:
Art. 05 – Para participar, o clã precisa estar cadastrado nessa seção. O primeiro jogador que se inscrever pelo clã abre automaticamente o espaço para esse porém a inscrição do clã é concluída e este se torna apto a participar apenas quando o número mínimo de participantes é inscrito. Os capitães que fizeram uma inscrição prévia devem se inscrever caso desejem jogar. Caso algum clã não tenha feito a pré-inscrição o capitão do mesmo deverá postar no tópico avisando que é o responsável pelo clã e também deixar um Discord para contato.
Art. 06 – Cada Clã poderá registrar no mínimo 10 e no máximo 12 participantes, sendo oito titulares e dois reservas o número mínimo para cada clã.
Art. 07 – Será necessário que cada membro tenha um clã registrado e se inscreva no tópico. Caso um mesmo jogador possua dois clãs deve optar por um no momento da inscrição. Caso o capitão desconheça algum participante deverá avisar o organizador geral.
Art. 08 – Não é obrigatório que todos os espaços para reservas sejam preenchidos, porém o mínimo de dois reservas é obrigatório.
Capítulo III – Comissão Organizadora:
Art. 09 – A organização administrativa da Copa EVO se resume a Administração do site. Caso algum membro do site desejar contribuir poderá entrar em contato com algum administrador.
Art. 10 – Cada grupo ou confronto eliminatório terá seu organizador, que deverá ter como obrigação manter o tópico atualizado.
Parágrafo Único – Caso o organizador esteja em algum Clã presente no seu grupo, este ficará impedido de participar dos julgamentos.
Art. 11 – Cada decisão de W.O na 1ª Fase e nas eliminatórias será avaliada por todos os membros da Comissão Organizadora da Copa EVO, exceto organizadores que possuam ligação com o Clã em questão, para que possa ser dado o veredicto com a maior transparência possível.
Art. 12 – Caso algum Clã se sinta lesado ao agir de algum organizador durante o evento, o capitão pode e deve reportar isto a administração geral da competição para avaliação do caso.
Art. 13 – Caso seja feita desordem no tópico da Copa EVO por conta de decisões tomadas pela Comissão Organizadora por parte dos membros do clã, os posts serão apagados, mediante as Regras Gerais da PokéEVO e no caso de alguma postagem de conteúdos contra as regras o infrator será banido do site e o time poderá sofrer sanções.
Art. 14 – Para evitar qualquer suspeita de favorecimento e imparcialidade sobre o organizador, na fase eliminatória caso o hoster esteja participando ele deve enviar a lineup do time antes do adversário deixando explícito no tópico da Copa EVO.
Capítulo IV – Formato da Competição:
Art. 15 – Os oito jogadores titulares do Clã serão sorteados em grupos com quatro jogadores cada. Ele deverá jogar contra membros de outros Clãs;
Art. 16 – Após a primeira fase de batalhas, caso a competição conte com 12 ou mais Clãs inscritos, os oito Clãs com mais vitórias passam para a próxima fase; caso conte com 11 Clãs ou menos, quatro deles avançarão de fase. Caso aconteça empate entre dois ou mais Clãs haverá Tie-Break entre os envolvidos.
Parágrafo Incluso – Caso o empate aconteça nas primeiras posições ou em qualquer posição que os empatados já estejam classificados, utilizará o sistema de Pontuação para o Clã, ou seja, a colocação dos participantes em seus Grupos valerá pontuações diferentes que serão somadas dando um valor total.
A pontuação será a seguinte:
1º Colocado = 6 pontos
2º Colocado = 4 pontos
3º Colocado = 2 pontos
4º Colocado = 0 ponto
Caso o Grupo tenha terminado com jogadores empatados na mesma posição soma-se a pontuação e divide-se pelo número de empatados.
Caso ambos os Clãs ainda permaneçam empatados, será utilizado o Confronto Direto entre eles na 1ª Fase. Caso ainda permaneça o empate um Tie-Break de uma partida entre ambos deverá ser realizado.
Art. 17 – Definidos os clãs que avançam de fase, começa a fase eliminatória, que seguem o sistema de confrontos em ordem de:
Confronto 1 – 1º colocado enfrenta o 8º colocado
Confronto 2 – 2º colocado enfrenta o 7º colocado
Confronto 3 – 3º colocado enfrenta o 6º colocado
Confronto 4 – 4º colocado enfrenta o 5º colocado
Parágrafo Único – Conforme foi informado durante inscrições, por ter menos de 10 clãs inscritos no evento, o número de times que passam para a próxima etapa é reduzido a 4.
Art. 18 – Terminada a fase de grupos, o Capitão do Clã deverá enviar ao organizador geral do evento a lista dos seus titulares para a fase eliminatória. Após cada confronto, essa lista poderá ser atualizada com mudanças requeridas pelo capitão. Caso uma nova lista não seja enviada será subentendido que a escalação será a mesma da fase anterior.
Art. 19 – Para a semifinal a ordem de disputa será:
Vencedor do Confronto 1 enfrenta o vencedor do Confronto 4
Vencedor do Confronto 2 enfrenta o vencedor do Confronto 3
Art. 20 – Todos as batalhas do torneio devem ser realizados em SS OU Standard.
Parágrafo Incluso – Todas as partidas deverão ter seus replays salvos e postados juntamente com a vitória/derrota no respectivo tópico do torneio, do contrário não serão validadas. É indicado que os capitães orientem seus jogadores à salvarem suas partidas e as acompanharem de perto.
Art. 21 – Atualizações na Tier List serão realizadas somente após o término da fase em questão, entrando em vigor imediatamente na fase seguinte.
Capítulo V – Formato de Tie-Breaks:
Art. 22 – Na fase de batalhas em grupos, caso dois Clãs obtenham o mesmo saldo de vitórias, o desempate será realizado em partida única com o Capitão de cada Clã enviando seu representante para o organizador geral. O prazo para envio do representante pelo capitão será de dois dias e para essa disputa após definida a batalha será de cinco dias.
Art. 23 – Na fase de batalhas em grupos, caso três ou mais Clãs obtenham o mesmo número de vitórias, o desempate será realizado em confrontos entre todos os Clãs. Cada capitão enviará uma lista para o Hoster Geral com seus participantes que enfrentarão seus adversários. Nessa lista deverá conter o participante e o Clã que ele enfrentará. O prazo para envio dos representantes pelo capitão também será de dois dias e para essas disputas após definidas as batalhas serão de cinco dias. Caso todos os Clãs permaneçam empatados haverá uma nova rodada de Tie-Break mudando seus participantes até que os classificados se definam.
Art. 24 – Já na segunda fase cada confronto que terminar empatado em 4×4 haverá um Tie-break onde da mesma forma citada anteriormente o Capitão do Clã envia seu participante para o organizador geral respeitando o prazo de dois dias para o envio e cinco dias para a batalha. Caso os dois jogadores escolhidos não consigam se encontrar por horários diferentes ambos os Capitães deverão enviar outro participante para a disputa.
Capítulo VI – Punições e fatores externos:
Art. 25 – Caso seja comprovado algum caso de ghostplay (jogar em nome de outro participante) ou teamplay (dois ou mais jogadores jogando em call ou se ajudando por pm), o Clã estará automaticamente eliminado do torneio, e os membros envolvidos no ato (o que jogou a partida e o que deixou ser ghostplayado) serão suspensos por 3 meses de todos os eventos da PokéEVO. Além disso, embasado nas Regras Gerais da PokéEVO haverá uma punição maior por se passar por outra pessoa.
Art. 26 – Sobre contas múltiplas, é terminantemente proibido mais de um cadastro por pessoa no site. Caso algum participante do torneio possua uma outra conta ativa, este será considerado um usuário fake e estará imediatamente banido do torneio, independente da situação. Indo mais além, caso algum usuário esteja participando com mais de uma conta no torneio, será considerada falta gravíssima, e o mesmo estará banido de todos os torneios da EVO.
Parágrafo Único – Para ambos os casos, os envolvidos estarão sujeitos às demais regras, passíveis de punições além do torneio.
Art. 27 – A utilização de proxies ou qualquer tipo de máscara de IP está proibida durante o torneio. Qualquer post onde houver suspeita de proxy, acarretará no banimento do IP, e o usuário estará sujeito a desclassificação imediata do torneio. Inscrições feitas sob proxy serão desconsideradas.
Art. 28 – Para a Artigo 25 do Capítulo VI ter efeito, o denunciante deverá apresentar provas concretas ou um print do IP usado na batalha pelo jogador sendo que ele deverá coincidir com o IP do usuário acusado no registro ou de atividade na PokéEVO.
Art. 29 – Na fase de grupos, só haverá W.O.s em casos evidentes de inatividade do adversário. Portanto na Copa EVO forçar W.O. não garantirá vitória. Caso aconteça inatividade de algum participante o mesmo deve ser substituído imediatamente pelo Capitão porque o mesmo poderá ser julgado pela Comissão Organizadora por descaso com seu compromisso pelo evento.
Parágrafo Único – Desde a Pré-Inscrição até a Final o Capitão será responsável pelo seu Clã. Não agindo corretamente ou prejudicando o andamento do torneio ele poderá levar punição de 2 a 4 meses afastado do site e a impossibilidade de assumir qualquer time no ano de 2020, seja qualquer torneio, como interclãs, EPL, entre outros, mediante julgamento da Comissão Organizadora.
Art. 30 – Nas fases eliminatórias, caso algum membro receba W.O. sem a chave estar definida, ele ficará impedido de participar do próximo confronto. Ele deverá ser substituído durante a fase seguinte podendo voltar posteriormente, caso sua equipe avance novamente.
Art. 31 – Em qualquer confronto da Copa EVO, seja na fase de grupos ou nas eliminatórias, se algum membro incitar flame ou continuar com flood no tópico após alerta da organização, este será rigorosamente punido, e dependendo da gravidade, ele poderá ser excluído do torneio.
Art. 32 – Caso algum membro seja banido permanentemente, ele será automaticamente excluído do torneio, e o clã deverá substituí-lo. Caso tal membro seja Capitão, a equipe deverá escolher outro Capitão imediatamente.
Art. 33 – Caso algum membro seja travado de postar durante o torneio, ele continuará no torneio, mas ele terá de marcar sua batalha por conta própria, pois não serão aceitos posts de atividades feito por terceiros. Somente o Capitão poderá mediar tal batalha pelo tópico da batalha em questão.
Art. 34 – Caso algum integrante da organização demonstre comportamento inadequado durante o torneio, ele será removido de suas funções imediatamente.
Art. 35 – Casos de jogadores que entram com Abilities, IVs, EVs e movesets errados não serão casos de interferência junto a organização. Isso porque tais problemas podem ser evitados olhando e conferindo seus Pokémon antes da batalha.
Art. 36 – Em hipótese alguma será permitido partidas iniciarem em /ionext. Caso isso aconteça, deve ser imediatamente usado o comando /modjoin off seguido de /public room para abrir a partida para quem quiser observar o game. Após o término dela, é possível usar o comando /hiddenroom.
Capítulo VII – Agendamento de Partidas:
Art. 37 – Após o tópico de determinado round ser aberto, cada jogador terá um prazo de 48 horas para enviar uma mensagem ao seu adversário, podendo ser enviado via mensagem privada na EVO, Smogon ou Discord, citando o seu fuso horário, seus horários disponíveis para realizar a partida. Caso você seja o receptor da mensagem, haverá um prazo de 72 horas para retornar a mesma mensagem ao seu emissor, respondendo de acordo os horários concedidos por seu adversário.
Art. 38 – Caso você seja o emissor da mensagem, você deverá fornecer no mínimo, 3 intervalos de tempo onde você fique disponível dentro da sua mensagem, e pelo menos um intervalo deverá ter uma diferença igual, ou maior que 24 horas (Por exemplo, 14:00-14:30 sexta-feira, 14:00-15:00 sábado, 16:00-17:00 domingo).
Art. 39 – Caso haja um acordo entre um horário estabelecido, o último requerimento é enviar uma mensagem ao adversário dentro de 10 minutos antes de começar a partida para dizer que está preparado, lembrando que isso é importante por minimizar chances de ter algum jogador usando alts falsas. Caso o horário entre os dois jogadores seja incompatível, os mesmos deverão contatar o hoster o quando antes.
Parágrafo Único – Para ambos os casos, os envolvidos estarão sujeitos às demais regras do site, passíveis de punições além do torneio. Seguir as exigências desse Capítulo não é algo obrigatório, mas caso você o faça, você tem garantia de proteção sobre WO por atividade.
Capítulo VIII – Disconnect e Timeout:
Art. 40 – Ao jogar no Pokémon Showdown você pode e deve ativar o tempo para seu adversário jogar quando ele demora para fazer seus movimentos. Ativar o timer é a maneira para que o jogador adversário acelere seu jogo. Isso serve para que não demorem as batalhas e aumente o risco de Disconnect. Em paralelo, os games podem ser feitos no Smogtours onde o timer é setado automático.
Adendo a regra – O timer só poderá ser ativado pelos jogadores envolvidos na partida. Caso alguém se sinta lesado por algum jogador que interferiu na partida, poderá denunciar à organização do torneio por meio de prints e replay da partida cabendo banimento do torneio caso se comprovem as denúncias. Portanto utilizem o bom senso, não interfiram em uma batalha que não lhe diz respeito, apenas saia da batalha se está incomodado.
Art. 41 – Quando um servidor está sobrecarregado deve-se mudar o servidor quando a situação ainda é possível. Caso não seja possível a mudança, o jogador que estiver sofrendo com os lags deve avisar o seu adversário sobre o que acontece para que depois não utilize essa desculpa para uma possível derrota por Timeout.
Art. 42 – Para lidar com os casos de Disconnect, os jogadores poderão enviar seus times para o hoster do torneio momentos antes da partida acontecer. Não é obrigatório o envio do time, mas fazendo isto, o jogador irá prevenir-se de uma eventual derrota por disconnect, caso ela venha acontecer.
Art. 43 – Se o jogador tomar disconnect e não puder retornar à partida (queda de energia ou internet, por exemplo) e não tiver apresentado o time ao hoster, o adversário terá direito à vitória, salvo em casos onde a vitória de quem tomou o disconnet seria certa (certa e não provável). Para isto, ambos os jogadores poderão tirar Print Screens das estatísticas da partida, mostrando porcentagem dos Pokémon, status, efeitos em campo, etc.
Art. 44 – Nos casos onde houver disconnect e ambos os jogadores enviaram seus times, caso a partida esteja equilibrada no momento da queda, será requisitada uma nova partida utilizando os mesmos times.
Art. 45 – Nos casos onde houver disconnect e o jogador que caiu não tenha enviado o time ao hoster, a vitória poderá ser concedida ao adversário. Porém, a decisão será tomada apenas pelo jogador (e não pelo time ou capitão) se pegará a vitória, ou irá refazer a partida (usando mesmos times ou diferentes), etc.
Art. 46 – Quanto aos Timeouts, caso não seja relacionado a disconnect ou lags, a vitória será dada ao adversário. Caso seja comprovado que houve lag ou disconnect, será tratado da mesma forma anteriormente apresentada para os casos de Disconnect.
Capítulo IX – Resoluções Técnicas:
Art. 47 – As substituições estão liberadas como o Capitão bem entender na Fase de Grupos. É dever do Capitão programar o time para cumprir todas as batalhas. Isto quer dizer que não haverá limite de tempo pra fazer alguma substituição, podem ocorrer imprevistos, então o Capitão deve ter sempre um substituto pronto pra jogar de última hora e é obrigação dele ajustar o time decentemente quanto a isso. O objetivo é deixar WO como última opção sempre. Se gastar todos os substitutos gratuitamente, problema dele.
Art. 48 – A partir das eliminatórias só serão aceitas substituições com motivos decentes e claros, se precisar de algo de última hora, também está liberado desde que tudo seja explicado decentemente. O objetivo ainda é evitar qualquer WO.
Art. 49 – Uma vez que o jogador é substituído ele só poderá voltar jogar na fase seguinte.
Art. 50 – O prazo para a Fase de Grupos será de duas semanas. A partir das fases eliminatórias os prazos serão de uma semana.
Art. 51 – A Tier e Banlist serão atualizadas entre a Fase de Grupos e a Fase de Eliminatórias. A partir do sorteio da Fase de Grupos a Tier List não será mudada até o fim da fase.
Capítulo X – Premiação:
Art. 52 – Ao Clã vencedor da Copa EVO, todos os membros participantes, que jogaram ou não pelo Clã durante o torneio será dada um Troféu da Copa EVO. Essa Troféu ficará eternamente no perfil do participante sendo cumulativo caso conquiste a Copa mais de uma vez.
Art. 53 – Será dado aos jogadores que conquistarem o maior número de vitórias e o melhor saldo de vitórias em cada clã o prêmio de MVP (Most Value Player). Também será entregue uma premiações de MVP aos melhores jogadores da fase de grupos. Esse prêmio será uma medalha como as de torneios convencionais e ficará eternizado no perfil do jogador.
Capítulo XI – Casos Omissos:
Art. 54 – Os casos omissos a esse regulamento deverão ser resolvidos pela organização da Copa EVO.
Os vencedores receberão o seguinte trainer sprite exclusivo no Hub de Torneios:
Bruno De Lucas(Admin)
-RD-(Admin)
JLK(Mod)
Ash_won_kalos
Skylovr
CKJ
Eremita
Relâmpago Marquin
CBT Novalord
IamLoki
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[DR] CaCaTuA(Admin)
[DR] Thiago Nunes(Admin)
[DR] Nowh(Mod)
LpZ
TDNT
srn
Sahki
[DR] TOINHA
Pataozinho
EG Jhonx
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zexaLL(Mod)
kennen(Mod)
CarTuloGames(Mod)
Jkout(Mod)
cinderacecorintiano
otamth15
Batora14
Seraphz
positvo15
OwariZ
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GNDL(Admin)
[SKY] Kael(Admin)
[sky] Closure(Mod)
[sky] Brago
MAIK 23
Al-kun
Jony
Rickbp1
Hev
Alison Vilela
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