Como funcionam os eventos VGC?Um panorama de como são organizados os eventos oficiais da Pokémon Company

VGC é a abreviação para Video Game Championship, o metagame de batalhas utilizado nos campeonatos oficiais da Pokémon Company - ou The Pokémon Company (TPCi), como preferir. Dentre as jogabilidades oficiais, pode não ser um eSport tão famoso como Dota ou League of Legends, mas sua competitividade é inegável e vem ganhando cada vez mais holofotes nos últimos meses. A Red Bull Games inclusive já publicou uma matéria sobre o VGC, vale a pena conferir.

São inúmeros os torneios jogados sob essas regras, que podem se dar por simples apreço a elas, como os que ocorrem aqui na PokéEVO, ou até mesmo de forma sancionada, incluindo a sigla da TPCi e valendo pontuação no ranking oficial. Por fim, os melhores jogadores podem vir a se enfrentar no campeonato mundial de VGC.

O número de campeonatos sancionados no Brasil aumenta a cada ano e cada vez mais brasileiros estão em busca de se classificarem para o campeonato mundial. Contudo, mesmo que possamos dizer que a comunidade cresceu bem nos últimos anos, ela ainda é pequena se comparada a alguns países como Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Itália, Chile e Argentina. Abaixo traçamos um panorama de como funcionam esses eventos.

Como funciona o VGC Series

As temporadas começam e terminam a cada campeonato mundial, que normalmente acontece em agosto nos Estados Unidos. Basicamente temos então que, terminado o mês de julho, se você tiver pontos o suficiente (os chamados Championship Points, ou CPs), poderá jogar o mundial, que acontece no mês seguinte (agosto).

As regras, por sua vez, possuem validade para o ano como um todo, então teremos sempre um conjunto de regras válidas para 2017, outro para 2018, 2019 e assim por diante, sendo sempre atualizadas no início do ano em questão. Por isso, quando falamos do metagame VGC, nos referimos ao mesmo como VGC’16, ou VGC’17 etc., pois diz respeito às regras que eram válidas para 2016 e 2017, respectivamente, nesse nosso exemplo.

Em resumo:
Circuito de CPs (Championship Points) - Vigente do final de agosto ao final de julho do ano seguinte.
Regras Utilizadas - Válidas do início de janeiro até o final de dezembro de um mesmo ano.

E a classificação para o mundial, Valle?

A pergunta mais recorrente é: “mas como você consegue se classificar para o mundial?” Ela é uma ótima pergunta, pois para respondê-la é necessário explicar toda a saga de batalhas que o jogador deverá percorrer até garantir sua cadeira na competição internacional.

Bom, é “simples”. Aqui no Brasil, como em qualquer outro país, algumas pessoas podem se habilitar perante a Pokémon Company para poderem organizar torneios sob as regras e sigla oficiais do VGC. Esses eventos, obviamente, acontecem no meio físico - vale a pena conferir se há algum acontecendo na sua cidade, já vamos chegar lá.

Essas pessoas com autorização da TPCi recebem o chamado Certificado de Professor VGC e seus eventos, consequentemente, passarão a valer Championship Points (CPs). Comparecendo aos torneios que organizam e vencendo um número razoável de batalhas, você conseguirá juntar um certo número de CPs que, a depender, garantirão o seu convite para o campeonato mundial, incluindo, em alguns casos, até mesmo a viagem com tudo pago.

A quantidade de CPs necessários para receber o convite para o mundial varia de acordo com a região que foi registrada a sua conta na “Play! Pokemon“. Por exemplo, na América Latina são necessários 400 CPs. Já para os Estados Unidos ou Europa, como a competitividade é maior, já são 500.

Tipos de eventos que valem CPs

Os torneios ganham nomenclaturas diferentes a depender da forma como são jogados e/ou do número de jogadores que deles participam. Podem ser classificados em:

  • Há também os Internacional Challenges, que são as competições online organizada pelo Pokémon Global Link, bastante em alta ultimamente.

O tipo de evento também irá determinar a quantidade CPs que ele fornece, bem como outras premiações correlatas - há brindes e inclusive premiação em dinheiro no VGC. Você pode consultar essa relação nas páginas que linkamos na lista acima ou no acesso geral do site da Pokémon Company,  clicando aqui.

Comunidade internacional de VGC

Assim como a Smogon é a principal comunidade sobre o metagame tradicional de Pokémon, a comunidade VGC também possui a sua referência. Ele se chama Trainer Tower (http://www.trainertower.com/) e conta com um vasto número de informações sobre o modo de jogar VGC, com os principais movesets dos Pokémon e inclusive um banco de dados dos times utilizados em campeonatos na Europa e Estados Unidos. Além disso a Trainer Tower também possui um fórum de discussão, no qual é possível interagir com grande parte da comunidade.

Grande parte dos torneios, como Midseason, Regional e Internacional são streamados via Twitch nos canais oficiais da Pokemon Company, ou até em canais dos próprios jogadores que deles participam. Vale a pena ficar de olho no calendário de eventos e fórum que a Trainer Tower mantém para saber quando e onde irá rolar a stream.

Comunidade de VGC no Brasil

Como dito anteriormente, a comunidade de VGC no Brasil é pequena, por isso não espere encontrar salões lotados como os das imagens acima.

A maioria dos eventos daqui ficam restritos às regiões de São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE), uma vez que 90% dos torneios sancionados no Brasil ocorrem nessas cidades. Outras cidades do país possuem Professores VGC, mas não conseguem atingir o número mínimo de jogadores - que é de oito - para que possam ocorrer torneios.

Outra dificuldade encontrada pelos jogadores para conseguir o convite para o Mundial é que, dado o número limitado de pessoas, acabam não acontecendo torneios importantes como o Regional e Nacional (que valem mais pontos), o que dificulta o acúmulo de um número considerável de CPs e faz com que seja quase impossível algum brasileiro conseguir as “PaidTrips”, viagens com tudo pago, que são destinadas aos cinco melhores jogadores da América Latina.

Ainda assim, a comunidade de VGC no Brasil luta para ganhar força e em partes vem conseguindo. A comunidade VGC organiza-se e mantém-se informada em um Grupo de Facebook (https://www.facebook.com/groups/vgcbr/), no qual são divulgadas informações sobre torneios no país, times utilizados pelos jogadores e também são realizados torneios online para que os mais experientes possam treinar os mais novos. Tudo o que você precisa para começar e se inserir no metagame você encontra no Grupo.

Apesar da dificuldade, não desanime de buscar sua vaga para o mundial! Esse ano a cidade de São Paulo receberá o torneio Internacional da LatAm, nos dias 20-23 de Abril e será uma oportunidade única para conhecer o metagame, jogadores do mundo inteiro, ganhar experiência e começar a correr atrás de CPs para a próxima temporada.

Estamos buscando fortalecer a comunidade VGC aqui no Brasil e carregar o brasão oficial da Pokémon Company. Para isso, precisamos de ajuda. Junte-se à comunidade também e vamos nessa!

Publicado em 11/03/2017
Valle
Joga Pokémon desde 2013, tendo como foco o metagame VGC, no qual se aventura desde 2014. Ainda assim, gosta de jogar outros metagames, como OU, Uber, LC e Doubles OU. Atualmente é membro da Seleção Brasileira de VGG, contribuindo tanto na divulgação quanto na realização de torneios online e presenciais para que a comunidade de cresça ainda mais.